top of page
joão paulo guma

joão paulo guma

jornalista, escritor, músico, compositor, ator, treinador de futebol e professor

Nascido em 1984, no município de Paulista, Pernambuco, primogênito, João Paulo Guma cresceu  entre os bairros de Maranguape I e Jardim Paulista - casas de seus pais e avós maternos, respectivamente - e viveu as contradições de viver no subúrbio, onde encontram-se benefícios e defeitos tanto do campo quanto da cidade. Este fato, juntamente com seu pernambucanismo incorrigível, influenciaria toda a sua estética jornalística, literária e musical.

Aos quatro anos, aprendeu a ler e escrever sem nem imaginar o quão essenciais essas habilidades viram ser em sua vida. Influenciado pelo pai, já gostava de ouvir Beatles, Chico Buarque, Caetano Veloso, Vinícius de Morais e - pelo tio - teve acesso ao rock dos anos 80, como Legião Urbana, The Cure e The Smiths. Adorava assistir Fórmula 1 e, óbvio, era fã incondicional de Ayrton Senna. Sonhava em ser piloto.

Aos dez, começou a praticar judô e disputou com certo destaque, torneios escolares, municipais e estaduais pela Nagai/Soledade. Não gostava de futebol, mas após a morte de Senna direcionou suas atenções ao esporte e na Copa de 94 encontrou em Romário um ídolo. Passou a frequentar estádios ao lado de seu pai - que torce pelo Sport - que lamentava o fato de ter um filho torcedor do Santa Cruz. Também disputou torneios de natação.

Aos quinze anos, entrava para o movimento estudantil, onde militou por mais de dez anos. Dava seus primeiros passos na música e no teatro. Participou  e escreveu algumas peças. Montou sua primeira banda e dava início ao seu ciclo de composições que hoje tem cerca de 200 músicas. Na mesma época, tornou-se um goleiro com certo destaque no futsal estudantil, e atuou como segundo volante no futebol. Sempre vestindo a camisa 8 de Dunga.

Em 2010, escreveu seu primeiro romance, Amor de Mordaça. Entre 2012 e 2014 foi blogueiro do portal Lancenet!, além de editor e assessor de imprensa do site Diário Pernambucano. Também chefiou a divisão web da Prefeitura de Camaragibe. Participou, como jornalista convidado, de debates e da cobertura das eleições de 2012. Desde então, trabalha com gestão de mídias sociais, assessoria de comunicação e ministra oficinas em escolas.

Aos vinte, já no curso de filosofia na UFPE, escrevia sobre futebol, arte e política. Em 2006, participou de uma série de cursos para treinadores de futebol na Federação Pernambucana, CBF e Sindicado de Treinadores do Estado de São Paulo. Faria estágios na área, mas sem abandonar as artes, gravando um disco experimental em 2007. Em 2008, participou de duas peças, iniciou no curso de jornalismo e teve sua filha, a bela e inteligente Yasmin.

bottom of page