top of page

Grazie, ragazzi: Quatro razões para comemorar a Itália campeã

  • João Paulo Guma
  • 2 de ago. de 2006
  • 2 min de leitura

A Itália é campeã do mundo! Eis quatro razões para você comemorar comigo:


1- Vejo comentaristas esportivos pregando o tal "futebol arte" ignorando que os avanços na parte física impedem que os treinadores venham a pôr essa quase utopia em prática. Poucos falam em mudanças de regras, como alterações na lei do impedimento e a efetivação do tempo técnico. Mas o que tem isso a ver com a vitória da Itália? Absolutamente tudo, visto que seu futebol é historicamente criticado – juntamente com o Alemão –, mas se adequa ao que realmente importa: vencer.


2- Ver jogadores de defesa se destacando é regozijante. Apesar da defesa ser a base de qualquer time, um bom defensor quase nunca é considerado craque, principalmente no Brasil, onde se dá mais valor para um atacante de dribles bonitos e estéreis do que para um defensor que raramente é driblado. Com isso não quero dizer que o ataque é secundário. O equilíbrio é a chave para o sucesso. Observando os pesos, porém, é mais vantajoso não perder do que não ganhar.


3º) A federação italiana teve a coragem mexer na lama em que se transformou o Calcio e puniu os envolvidos em falcatruas. Deu um grande exemplo para a brasileira que não foi fundo nas investigações da máfia da arbitragem e acabou punindo quem não devia: o torcedor (do Inter, principalmente).


4º) Numa Copa de tão baixo nível, seria uma injustiça uma grande equipe ser campeã. Paradoxal? Talvez... Mas o fato é que nas últimas duas Copas, o nível técnico foi baixíssimo, mas como as finalistas eram razoavelmente boas ficou a falsa impressão de um bom torneio. Por coincidência, a Itália foi finalista nas duas piores, tal como é – religiosamente – a cada três Copas. Agora, só em 2018.

 
 
 

Comentários


Destaques - blog do João Paulo Guma
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques - Palavras do Guma
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page