top of page

Rubens: (quase) uma lenda

  • João Paulo Guma
  • 23 de mai. de 2012
  • 2 min de leitura

Aquele que talvez seja o piloto mais injustiçado da história da Fórmula 1 completa quatro décadas de vida. Rubens Barrichello chega aos quarenta com um estigma de perdedor, mesmo tendo sido um dos melhores de sua geração. Havia, porém, um Schumacher no meio do caminho.


Em seu auge, entre 2002 e 2004, Rubens foi o segundo melhor do mundo e, durante os seus 19 anos no Circo, o quarto melhor, só perdendo para Michael Schumacher, Fernando Alonso e Lewis Hamilton.


Ser um bom piloto não significa apenas sentar no carro e guiar, mas sentir o equipamento, estudá-lo e desenvolvê-lo juntamente com os engenheiros. Isso Rubinho soube fazer como poucos na história e Schummi tirou muito proveito disso, sendo campeão por quatro vezes o tendo como companheiro de equipe.


Mas o que faltou ao brasileiro para que ele se sagrasse campeão mundial? Com toda certeza o que ele não teve foi sorte. Primeiro, quando tinha um carro competitivo, ter como seu companheiro de equipe um devorador de títulos, um centralizador de atenção, um gênio do esporte como Schumacher. Segundo, receber uma nova chance num momento de declínio da carreira, quando o seu companheiro de equipe, Jenson Button, foi campeão com certa facilidade. Pra piorar, em Interlagos.


O que mais prejudicou a biografia de Barrichello foi o episódio ocorrido no GP da Áustria, em 2002, quando ele abriu passagem, na reta de chegada, para que Schumacher o ultrapassasse e ganhasse a prova. Este fato manchou sua carreira, e o relegou ao escalão de eterno segundo piloto. Isso o povo brasileiro e a mídia internacional nunca perdoou.


Hoje Rubens é um piloto aposentado em atividade, buscando o respeito na América e sonhando com uma nova chance na F-1. Lamentável para o recordista de participações em grandes prêmios (326), quinto a subir mais vezes ao pódio da Fórmula 1 (68) e o 7º maior pontuador da história (658).


De qualquer forma, feliz aniversário, Rubinho.

 
 
 

Comentários


Destaques - blog do João Paulo Guma
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques - Palavras do Guma
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page