top of page

O homem que inventou a ditadura democrática

  • João Paulo Guma
  • 5 de mar. de 2013
  • 1 min de leitura

Não pretendo me estender ao falar de Hugo Chavez. Apenas venho lamentar a morte do homem que encontrou o meio-termo entre a Ditadura e a Democracia. Não que eu esteja dizendo que esse “Estado” é bom. Muito pelo contrário.


Sabemos bem o que a mídia faz com aqueles que ousam redirecionar a atenção (leia-se GRANA) daqueles que estão estabelecidos como a elite de um povo para atender as necessidades daqueles que realmente precisam de uma força a mais.


Não há o bom sem o ruim, nem o grande sem o pequeno. Em caso algum. Chavez optou por uma forma de governar que era, sim, democrática, mas possuía uma linha deveras autoritária, esmagadora de elites, e eu sempre gostei disso. Por mais atroz que isso pareça ser, me diverte. Pois as elites são muito mais bárbaras e impiedosas.


Sua morte, porém, vai fechar um ciclo que já deveria ter se encerrado há tempos, para que o governante não começasse a agir, ainda mais, como um ditador.

Uma pergunta fica no ar: O Presidente da Venezuela morre como um herói ou um antiherói? Isso, só a História vai nos confirmar…

 
 
 

Comentários


Destaques - blog do João Paulo Guma
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques - Palavras do Guma
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page