top of page

Petralha - Desmistificando a corrupção do PT

  • João Paulo Guma
  • 24 de set. de 2014
  • 2 min de leitura

Sempre que há um debate analítico sobre a atual gestão no Brasil, vem alguém dizendo que nunca se viu tanta corrupção, que esse governo é o mais corrupto da história do Brasil, petralha pra lá, petralha pra cá. Mas pesquisando um pouco, encontrei alguns dados interessantes…


Operações da Polícia Federal do Brasil nos governos Lula/Dilma Rousseff (PT):


2003: 16

2004: 42

2005: 67

2006: 167

2007: 188

2008: 235

2009: 288

2010: 270

2011: 260

2012: 289

2013: 296

2014: 85 (dados até 19 de maio)


TOTAL: 2.203 operações.


Operações da Polícia Federal do Brasil durante os OITO ANOS do Governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB): TOTAL 48.


Comparando-se, na época de FHC havia mais escândalos do que investigações. Só aqui tenho 45 (número sugestivo).


Não existe o combate à corrupção de forma séria sem dar autonomia e investimentos a quem vai investigá-la. Óbvio que houve corrupção no governo do PT, tal como em todos os governos anteriores e há em absolutamente todas as gestões correntes, de todos os partidos, em todos os estados e cidades do Brasil, pois ela, a corrupção, é o maior mal do brasileiro, chegando a fazer parte de sua cultura, sempre eufemizada como sendo o famoso “jeitinho”.


Mas voltando ao assunto principal, saímos de 5 mil, na Era FHC-PSDB, para 19 mil policiais federais, o orçamento com a PF foi de R$ 1,8 bilhão em 2002 para R$ 4,7 bilhões em 2013.


Só que não adianta nada a Polícia prender e outros órgãos mandarem soltar. Por isso, foi extinta a Engavetadoria-Geral da União, muito conhecida no governo tucano, sendo criada a Controladoria-Geral da União, dando autonomia ao Ministério Público, com o Procurador-Geral da República sendo escolhido pela própria categoria, em votação direta, e não mais por decisão pessoal do presidente da República.


Ainda teve mais, a criação do Portal da Transparência, a promulgação da Lei de Acesso à Informação, o incremento da atuação da Advocacia-Geral da União (AGU) no ajuizamento de ações de improbidade e de ressarcimento de valores desviados.


Outro fato importante foi criação da Super-Receita, que abriu caminho para maior combate às fraudes e à sonegação, além da firme atuação do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (COAF) no monitoramento de movimentações bancárias atípicas que possam configurar lavagem de dinheiro ou corrupção e enriquecimento ilícito de agentes públicos.


Podemos também citar a reestruturação do Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (CADE), que fortaleceu sua atuação no combate a cartéis e a promulgação da lei que pune as empresas corruptoras.


Não estou defendendo candidato algum. Dilma e Lula cometeram erros grosseiros em muitos momentos, mas as duas vias “alternativas” postulantes ao cargo de Presidente da República representam um atraso não só político, mas moral.

 
 
 

Comentários


Destaques - blog do João Paulo Guma
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques - Palavras do Guma
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page